A válvula de retenção é um componente essencial em muitos sistemas de tubulação e encanamento, impedindo o fluxo reverso indesejado de líquidos ou gases.

No entanto, em alguns casos, a queda de pressão através da válvula pode ser significativa, o que pode levar a um desempenho inadequado ou mesmo ao mau funcionamento do sistema.

É aqui que entra a válvula de retenção pilotada, uma inovação que permite a redução da queda de pressão e, ao mesmo tempo, mantém a eficácia da retenção.

Neste artigo, vamos explorar mais a fundo o que é uma válvula de retenção pilotada, como ela funciona e suas principais aplicações.

O que é uma válvula de retenção pilotada?

Uma válvula de retenção pilotada é uma variação da válvula de retenção convencional que usa um mecanismo de controle de pressão para reduzir a queda de pressão através da válvula.

Ao contrário de uma válvula de retenção padrão, que usa a pressão do fluido para manter a válvula fechada e evitar o refluxo, uma válvula de retenção pilotada usa um pistão controlado por uma pressão piloto para manter a válvula aberta.

Quando a pressão piloto é removida, o pistão é liberado e a válvula fecha automaticamente, impedindo o refluxo do fluido.

A principal vantagem da válvula de retenção pilotada é que ela pode reduzir significativamente a queda de pressão através da válvula, o que é especialmente importante em sistemas de alta pressão.

Isso significa que a válvula de retenção pilotada pode melhorar o desempenho geral do sistema e reduzir o consumo de energia.

Além disso, a válvula de retenção pilotada é mais eficaz em situações em que a pressão do fluido é baixa ou variável, onde uma válvula de retenção padrão pode falhar em manter a vedação e permitir o refluxo.

As válvulas de retenção pilotadas são usadas em uma ampla variedade de aplicações, incluindo sistemas de água potável, tratamento de água e esgoto, petróleo e gás, processamento químico e muitos outros.

Qual é a função de uma válvula de retenção pilotada?

A função principal de uma válvula de retenção pilotada é impedir o refluxo indesejado de líquidos ou gases em um sistema de tubulação ou encanamento.

Isso significa que a válvula de retenção pilotada permite que o fluido flua em uma direção específica, mas impede que ele retorne na direção oposta, mesmo quando há uma diferença de pressão ou uma interrupção no fluxo.

Além disso, uma válvula de retenção pilotada também pode ajudar a reduzir a queda de pressão em um sistema de tubulação, melhorando assim o desempenho geral do sistema.

Isso é possível porque a válvula de retenção pilotada usa um mecanismo de controle de pressão para manter a válvula aberta, em vez de depender apenas da pressão do fluido como uma válvula de retenção padrão.

Essa função permite que a válvula de retenção pilotada ofereça maior eficiência energética e menor consumo de energia em relação a uma válvula de retenção padrão.

Por essas razões, as válvulas de retenção pilotadas são amplamente utilizadas em uma variedade de aplicações, incluindo sistemas de água potável, tratamento de água e esgoto, petróleo e gás, processamento químico e muitos outros.

Características de uma válvula de retenção pilotada

As especificações técnicas gerais de uma válvula de retenção pilotada podem variar dependendo do fabricante e do modelo específico, mas apresentaremos algumas das especificações técnicas comuns que podem ser encontradas em muitas válvulas de retenção pilotadas:

  • Material do corpo da válvula: pode ser em aço inoxidável, bronze, ferro fundido, PVC ou outros materiais, dependendo da aplicação específica.
  • Faixa de diâmetro: geralmente varia de 1/2″ a 24″, mas pode ser maior ou menor dependendo da aplicação.
  • Faixa de pressão: geralmente varia de 0,5 psi a 150 psi, mas pode ser maior em alguns modelos.
  • Faixa de temperatura: pode variar de -20°C a +200°C, dependendo do material do corpo da válvula e do selo da vedação.
  • Tipo de conexão: a válvula pode ter conexões roscadas, flangeadas ou por solda, dependendo da aplicação.
  • Tipo de vedação: a válvula pode ter uma vedação interna ou externa, dependendo do modelo.
  • Tipo de piloto: a válvula pode ter um piloto simples, duplo ou triplo, dependendo do nível de controle de pressão necessário.
  • Direção do fluxo: a válvula pode ser projetada para permitir o fluxo em uma única direção ou em ambas as direções, dependendo da aplicação.

Essas são algumas das especificações técnicas gerais comuns que podem ser encontradas em uma válvula de retenção pilotada.

No entanto, é importante verificar as especificações técnicas do fabricante específico para garantir que a válvula seja adequada para a aplicação desejada.

Tipos de válvula de retenção pilotada

Existem vários tipos de válvulas de retenção pilotada disponíveis no mercado, cada uma projetada para atender a requisitos específicos de aplicação.

Aqui estão alguns dos tipos comuns de válvulas de retenção pilotada:

  • Válvula de retenção pilotada de pistão:

Essa é a forma mais comum de válvula de retenção pilotada.

É composta por um pistão que é mantido aberto por um piloto externo. Quando a pressão do fluido se reverte, o pistão é fechado pela mola interna, impedindo o refluxo.

  • Válvula de retenção pilotada de disco:

Essa válvula usa um disco em vez de um pistão para manter a válvula aberta. Quando a pressão do fluido é interrompida, a mola interna fecha a válvula, impedindo o refluxo.

  • Válvula de retenção pilotada de porta:

Usa uma porta ou placa para manter a válvula aberta. Quando a pressão do fluido é interrompida, a mola interna fecha a válvula, impedindo o refluxo.

  • Válvula de retenção pilotada de cone:

Utiliza um cone para manter a válvula aberta. Quando a pressão do fluido é interrompida, a mola interna fecha a válvula, impedindo o refluxo.

  • Válvula de retenção pilotada de diafragma:

Essa válvula usa um diafragma para manter a válvula aberta. Quando a pressão do fluido é interrompida, a mola interna fecha a válvula, impedindo o refluxo.

Esses são apenas alguns exemplos de tipos comuns de válvulas de retenção pilotada.

Cada tipo pode ser mais adequado para diferentes aplicações, dependendo das condições específicas do sistema, como a pressão e a temperatura do fluido, o diâmetro da tubulação e o tipo de material usado.

É importante selecionar o tipo correto de válvula de retenção pilotada para garantir o melhor desempenho do sistema e minimizar o risco de falhas ou danos.

Aplicações industriais para a válvula de retenção pilotada

A válvula de retenção pilotada tem uma ampla gama de aplicações na indústria, especialmente em sistemas de tubulações e dutos que transportam líquidos, gases e outros fluidos.

Algumas das aplicações industriais comuns para a válvula de retenção pilotada incluem:

  • Sistemas de água:

É frequentemente usada em sistemas de água para evitar o refluxo de água suja ou contaminada no fornecimento de água limpa.

  • Sistemas de esgoto:

É usada em sistemas de esgoto para evitar que os esgotos reflitam nos edifícios e causam danos ou contaminação.

  • Sistemas de gás:

A válvula de retenção pilotada é usada em sistemas de gás para evitar o refluxo de gases tóxicos ou inflamáveis.

  • Sistemas de petróleo e gás:

Também é aplicada em sistemas de petróleo e gás para evitar o refluxo de petróleo, gás ou produtos químicos perigosos nos poços ou dutos.

  • Sistemas de vapor:

A válvula de retenção pilotada é usada em sistemas de vapor para evitar o refluxo de condensado nos equipamentos, o que pode levar a falhas do sistema.

Essas são apenas algumas das aplicações industriais comuns para a válvula de retenção pilotada.

A seleção da válvula de retenção pilotada adequada dependerá das condições específicas do sistema, incluindo a temperatura, pressão, diâmetro da tubulação, tipo de material, entre outros.

Especificações técnicas válvula de retenção pilotada Hydraco

A produção de válvulas de retenção pilotada é uma das especialidades da Hydraco, uma empresa que se dedica a fornecer soluções eficientes para uma variedade de processos industriais.

Seus produtos são projetados para oferecer desempenho confiável e durabilidade, garantindo a segurança e a eficiência do sistema em que são utilizados.

A empresa desenvolve diversos modelos de válvula de retenção pilotada que podem ser aplicados em inúmeras operações industriais.

Confira a tabela abaixo e conheça as especificações técnicas da válvula de retenção pilotada Hydraco:

Ficha Técnica

Detalhes

Tipo de válvula válvula de retenção pilotada
Pressão de regulagem 180 bar
Vazão máxima 40 L/min
Temperatura de operação 5ºC até 75ºC
Material do corpo Ferro fundido
Conector 9/16″ UNF
Peso 600g